segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Oque é o Cisto de Tarlov

Cisto de Tarlov é uma patologia das raízes nervosas, conhecido como cisto perineural,
geralmente não é lembrado nos diagnósticos diferenciais de dor lombar e radiculopatias
que atingem membros inferiores e genitália. A partir de uma revisão da literatura discorrese
numa definição, etiopatogenia, propedêutica e linhas de tratamento. O objetivo e esclarecer
o assunto em questão e mostrar que esta entidade nosológica deve configurar entre
os diagnósticos diferenciais de patologias da região lombossacra. O cisto de Tarlov tem
uma etiopatogenia incerta que pode envolver desde uma anomalia congênita, trauma,
hemorragia subaracnóidea até mesmo um fator iatrogênico. Os métodos diagnósticos
envolvem neuroimagem da coluna lombossacra, mas atentando para melhor estudo da
região sacra. O exame de escolha é a ressonância magnética. O tratamento pode ser
clínico e/ou cirúrgico o que vai definir é o quadro neurológico e os achados na
neuroimagem, como o tamanho do cisto e as conseqüências que este produz nas
adjacências.
Fonte:http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2008-21/2/171-178.pdf

Meus comentários

Com várias portadoras que tenho conversado, percebi que esse cisto aparece em vários locais da coluna vertebral. Alguns se localizam na região lombar, tórax ou sacral. No meu caso ele está entre S2 e S3 e oque sinto e são dores que se estendem do lado direito das costas e quando ficam mais fortes chegam a travar as pernas.
Algumas pessoas relatam também uma forte dor ao urinar e também até uma falta de controle da bexiga.
Para dormir sinto que a posição em que eu durmo gera mais ou menos dor nas costas. Portanto deitar e dormir de bruços creio que pela pressão exercida ela aumenta. Então costumo sempre me deitar de lado e com um travesseiro entre as pernas para que o peso também não me faça mal.
O fato de se pegar peso com certeza também não é bom. Certa vez, peguei ajudei meu esposo a pegar uma pia, achava que nada sentiria formam semanas de dor no cisto. Tive que parar com todas minhas atividades.
Creio que a localização e o tamanho dele é que determina como o corpo da pessoa irá reagir, conheço pessoas com cistos de 5 cm. Também já conheci pessoas que operaram e fizeram a raspagem e o mesmo voltou a encher de liquido novamente. E conheço pessoas que fizeram a total retirada dele e mesmo assim ele retornou.
 Eu mesma estive as portas da cirurgia com toda documentação em mãos quando então decidi não operar. Para mim foi a melhor escolha pois dias depois voltei a andar. E logo estava caminhando e em meses comecei a praticar a corrida de rua.

20 comentários:

  1. tenho dores na lombo sacra mas ainda nao tenho nenhum diagnostico tenho muitas dores na pelve quando estou menstruada,se alguem que tem os mesmos sintomas ja tiverem diagnosticos me ajudem

    ResponderExcluir
  2. Edinalvo G. de Souza31 de maio de 2012 09:53

    Tenho cisto de tarlov, sinto dores nos pés e muita queimação, fiz ressonançia e eletroneuromiografia que constatou que os musculos e os nervos estao normais, só que a medica quer operar, andei consultando outros especialistas e eles falam para nao operar e a cirurgia ja esta marcada não sei o que faço me ajudem, um especialista me prescreveu um remedio gabaneurin 300 mg. e vou tomar para ver o que acontece, se alguem estiver com o mesmo problema me ligue para que possamos
    trocar experiençias, tel. 3227-4341 Edinalvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Carlucia, descobri que estou com cisto de tarlov faz um mês, sinto muitas dores nos pés e queimação, procurei o médico, fiz ressonancia magnética e descobri. não sei o que fazer, já tem um ano que sinto essas dores, só agora que vim descobri, os remedios não fazem efeitos. será que hidroginástica iria ajudar?

      Excluir
    2. Estou fazendo massagem e acupuntura, tenho sentido melhoras...

      Excluir
  3. oi sou rosana descobri que tenho cisto tarlov faz 4 meses estava com a cirurgia marcada fui pro hospital fazer a cirurgia meu medico nao quis fazer porque no cisto nao mexe agora vou começar um tratamento com remedios sao gabapentina celebra.mais ainda nao quero tomar sao remedios forte e muitos caros.o cisto esta em cima da espinha sacral do lado esquerdo e sao 6 tumores.e sofro muito com muitas dores o que vc acha devo tomar esses remedios ou nao bjs fique com deus

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Carlucia, descobri que estou com cisto de tarlov faz um mês, sinto muitas dores nos pés e queimação, procurei o médico, fiz ressonancia magnética e descobri. não sei o que fazer, já tem um ano que sinto essas dores, só agora que vim a descobrir, os remedios não fazem efeitos.
    será que hidroginástica iria ajudar?

    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Neurocirurgião recomendou pilhastes, pois já faço hidroginástica há mais de 10 anos e não resolveu

      Excluir
  5. Boa noite!
    Atualmente foi diagnosticado um cisto de Tarlov 70x53, S1e S5.
    Venho sentindo muitas dores, dores fortíssimas na região Lombar, pernas, joelhos até os pés.
    Muitas vezes não consigo caminhar, fico com as pernas paralisadas, tento disfarçar, mas esta sendo muito difícil ter um controle... mesmo porque as dores estão cada vez mais forte. Tenho muito medo de não poder mais caminhar, pois adoro!
    Preciso muito saber se esse diagnostico é tão sério assim?

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Rosana, há 02 meses descobri o cisto de tarlov de 7cm na região sacral, e com base na pouca pesquisa sobre o assunto e nas fortes dores que me incomodam diariamente, optei por operar.Já fazem 10 dias q estou em recuperação, não sinto dores na cirurgia(devido a forte medicação, o problema são as dores de estomago, falta sono e a dificuldade de evacuar(que é a pior de todas. Espero ter feito a coisa certa e ficar sem dores.

    ResponderExcluir
  7. Hoje foi diagnosticado através da RM, Cisto de Tarlov, sinto dores aguda na região sacro-iliaca com reflexo para a perna direita. Ha +- 1 mês não durmo quase nada pela intensa dor.Mas o que me ajuda é permanecer na paz e viver cada momento presente como único na minha vida. Estou oferecendo cada momento pelas pessoas que mais precisam de ajuda.....! Ainda vou ao neurologista e vamos ver.....fui medicada com Lyrica pelo ortopedista traumatologista para amenizar as dores. Estou nas mãos do Pai então não tenho por que me preocupar...! Ele tudo sabe. Coragem para todos nó por que tudo passa na vida só o amor permanece.

    ResponderExcluir
  8. Sueli Pariz 18 de novembro de 2013

    Há um ano fui diagnosticada com cisto de tarlov, além das dores estou sentindo que estou travando.,Meu reumatologista não recomendou a cirurgia,mesmo assim procurei vários médicos,aqui em Mato Grosso do Sul,e nenhum quis fazer.Pesquisando descobri outros sintomas que tenho e não sabia o porquê deles tais como:problemas para esvaziar a bexiga, visão turva.Quando saio às ruas tenho que me apoiar em alguém para atravessar.Tomo um medicamento chamado Vimovo, para dor.e conto com a ajuda de Deus para suportar tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou do ms, dourados...soraya madeira de freitas fone 9979-0657, cistos entre a s2 e s3, morrendo de dor, acupuntura esta me ajudando, imensa melhora apos a 3 sessao

      Excluir
  9. oi, meu nome é juliana, tenho 29 anos,e eu acabei de receber o resultado da minha ressonância magnética e fiquei muito assustada com o laudo q diz: pequena imagem ovalada, hiperintensa em T2, adjacente a raiz neural descendente de S1 à esquerda (CISTO PERINEURAL DE TARLOV) mas me senti bem melhor depois de ler esses comentários, amanhã mesmo vou procurar um médico pra ver qual a minha real situação.

    ResponderExcluir
  10. oi, tenho 47 anos, descobri que tenho o cisto de tarlov já faz 7 anos através da RM. meu médico disse que não é aconselhável a cirurgia porque não tem cura. Para amenizar as dores tomo GABAPENTINA E CODÉINA manipulados. Graças a Deus não sinto dores nas pernas, só na região lombar. Meu maior drama é que não posso ficar sentada meia hora seguida, morro de dores.

    ResponderExcluir
  11. Tenho cisto de tarlov e sinto muita dor nas pernas e pés, tem dia que não aguento andar de tanta dor. Levei o resultado da tomografia computadorizada pro médico e ele não deu importancia, pois tenho também hérnia de disco, nódulos de schmorl e outros, não sei o que fazer, ele passou fisioterapia e uma injeção que custa R$ 100,00 e devo tomar todos os meses para passar a dor. Tenho sofrido muito...

    ResponderExcluir
  12. Venho sentindo dores na região lombar as meses.
    Agora surgiu uma espécie de furúnculo na região sacra que tem provocado várias dores. Fui a um pronto socorro onde o médico desconfiou de cisto de tarlov. Me passou uma medicação que consiste em antibióticos, antiinflamatório e analgésico pra maquiar a dor. Qual especialista eu posso procurar pra saber o diagnóstico exato caso seja realmente este cisto?

    ResponderExcluir
  13. Fiz a cirurgia em junho 2013, fiquei com a perna direita dormente, apenas o dedão não é dormente. Voltei ao trabalho em setembro, porém quando foi em 30.01.14, precisei me afastar do trabalho novamente, tenho que fazer fisioterapias e tomar remédios para dor e para desinflamar o nervo e a cicatriz que não sarou por dentro. Se não for abrir a cirurgia da coluna terei que fazer a redução da mama, para diminuir a pressão. Só aguento ficar deitada ou de pé. Muito difícil minha situação, acho que eu não deveria ter feito essa cirurgia, mas poderia perder o movimento das pernas a qualquer momento. Espero que isso passe, pois não aguento de tantos remédios e cirurgia sem um bom resultado.

    ResponderExcluir
  14. Olá! eu descobri que tenho Cisto de Tarlov vai para uns 8 anos. Fiz imensos exames e nunca encontravam nada ate chegara ressonancia. Aquilo que eu sinto é um pouco como od escrito em cima mas... pior... houve alturas que não sentia as pernas sequer. quase todos os dias tenho dores no final das costas, e asensaçao é estar sentada sempre em cima de um bico de metal. os meus pés doem muito, e fico muito cansada quando passo horas a fio a pé, saltos altos fora de questão entre outras dores. aprendi a viver assim, pois no meu caso a operaçao é impossivel e a medicaçao dava me muito sono e não fazia efeito nenhum. sinto que nestes 8 anos piorei bastante... esta mais que na hora de fazer novamente o exame e ver se já há algo a fazer!

    ResponderExcluir
  15. bom dia fiz uma resanancia diagnosticada gostaria q me ajudasse tenho 1 cisto de tarlov q esta na t6 e t7 e medindo 06 cm e que ele pode causar pq perdir a fala e quase nao ando meu braço tbm perna esquerda perderam a força to fazendo fisoterapia e massagem serar q vai me ajudar melhorar e sinto muitas dores deste ja agradeço ha e aindo nao fui ao medico pra ver a resanancia

    ResponderExcluir
  16. esquecir meu joana_gta2011@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida a respeito do assunto. Conte como tem sido seu tratamento, remédios e médicos que tem frequentado. Ajude outras pessoas com dica e conte-ns como tem se sentido.