segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Oque é o Cisto de Tarlov

Cisto de Tarlov é uma patologia das raízes nervosas, conhecido como cisto perineural,
geralmente não é lembrado nos diagnósticos diferenciais de dor lombar e radiculopatias
que atingem membros inferiores e genitália. A partir de uma revisão da literatura discorrese
numa definição, etiopatogenia, propedêutica e linhas de tratamento. O objetivo e esclarecer
o assunto em questão e mostrar que esta entidade nosológica deve configurar entre
os diagnósticos diferenciais de patologias da região lombossacra. O cisto de Tarlov tem
uma etiopatogenia incerta que pode envolver desde uma anomalia congênita, trauma,
hemorragia subaracnóidea até mesmo um fator iatrogênico. Os métodos diagnósticos
envolvem neuroimagem da coluna lombossacra, mas atentando para melhor estudo da
região sacra. O exame de escolha é a ressonância magnética. O tratamento pode ser
clínico e/ou cirúrgico o que vai definir é o quadro neurológico e os achados na
neuroimagem, como o tamanho do cisto e as conseqüências que este produz nas
adjacências.
Fonte:http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2008-21/2/171-178.pdf

Meus comentários

Com várias portadoras que tenho conversado, percebi que esse cisto aparece em vários locais da coluna vertebral. Alguns se localizam na região lombar, tórax ou sacral. No meu caso ele está entre S2 e S3 e oque sinto e são dores que se estendem do lado direito das costas e quando ficam mais fortes chegam a travar as pernas.
Algumas pessoas relatam também uma forte dor ao urinar e também até uma falta de controle da bexiga.
Para dormir sinto que a posição em que eu durmo gera mais ou menos dor nas costas. Portanto deitar e dormir de bruços creio que pela pressão exercida ela aumenta. Então costumo sempre me deitar de lado e com um travesseiro entre as pernas para que o peso também não me faça mal.
O fato de se pegar peso com certeza também não é bom. Certa vez, peguei ajudei meu esposo a pegar uma pia, achava que nada sentiria formam semanas de dor no cisto. Tive que parar com todas minhas atividades.
Creio que a localização e o tamanho dele é que determina como o corpo da pessoa irá reagir, conheço pessoas com cistos de 5 cm. Também já conheci pessoas que operaram e fizeram a raspagem e o mesmo voltou a encher de liquido novamente. E conheço pessoas que fizeram a total retirada dele e mesmo assim ele retornou.
 Eu mesma estive as portas da cirurgia com toda documentação em mãos quando então decidi não operar. Para mim foi a melhor escolha pois dias depois voltei a andar. E logo estava caminhando e em meses comecei a praticar a corrida de rua.

108 comentários:

  1. tenho dores na lombo sacra mas ainda nao tenho nenhum diagnostico tenho muitas dores na pelve quando estou menstruada,se alguem que tem os mesmos sintomas ja tiverem diagnosticos me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a dor que sentia era insuportável, tanto durante a relação, tanto no período menstrual quanto nos dias que antecediam parecia que tinha 10 tratores dentro de mim,depois de fazer diversos exames e as dores não passavam minha ginecologista pediu uma RMN que acusou os cistos.

      Excluir
    2. Vc melhorou do cisto de tarlov?

      Excluir
    3. Eu sinto esta dor há anos, achava muito estranho, mas nunca procurei um médico. Mas agora a está insuportável e quando vi o laudo da ressonância estava cisto de tarlov 1,5cm. Não sei qual especialidade médica procurar. Poderiam me dar uma luz?
      Obrigada

      Excluir
  2. Edinalvo G. de Souza31 de maio de 2012 às 09:53

    Tenho cisto de tarlov, sinto dores nos pés e muita queimação, fiz ressonançia e eletroneuromiografia que constatou que os musculos e os nervos estao normais, só que a medica quer operar, andei consultando outros especialistas e eles falam para nao operar e a cirurgia ja esta marcada não sei o que faço me ajudem, um especialista me prescreveu um remedio gabaneurin 300 mg. e vou tomar para ver o que acontece, se alguem estiver com o mesmo problema me ligue para que possamos
    trocar experiençias, tel. 3227-4341 Edinalvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Carlucia, descobri que estou com cisto de tarlov faz um mês, sinto muitas dores nos pés e queimação, procurei o médico, fiz ressonancia magnética e descobri. não sei o que fazer, já tem um ano que sinto essas dores, só agora que vim descobri, os remedios não fazem efeitos. será que hidroginástica iria ajudar?

      Excluir
    2. Estou fazendo massagem e acupuntura, tenho sentido melhoras...

      Excluir
    3. Sou Helena tenho reumatismo no pescoço nos dois joelhos e nos pés tenho esporão de calcãneo no joelho direito tá com um que foi colocados protegesses total agora apareceu este cisto na coluna lombar doí muito faço hidroginástica, melhorei muito minha professora e ótima a dor na costa não para, e constante, só alivia quando estou deitada,sou Massoterapeuta ai faço massagem em mim alivia também.

      Excluir
    4. Ja estou ha uma semana internada fiz bloqueio mas nao estou sentindo melhoras,segundo medicos e muito complexo essa cirurgia,cisto torlov,nao sei k fazer.

      Excluir
    5. Gabaneurin e muitos outros a base de morfina eu tomei e era internada quase sempre porque doía dia e noite e não havia oposição que acalmasse meu corpo. Consultei varias médicos e todos queriam operar pq achavam que era hérnia de disco. Até que um exame mais apurado constatou o cisto. Fiz um bloqueio com corticoide e mesmo o médico dizendo q talvez não resolvesse optei pelo procedimento. A dor foi reduzindo a partir do bloqueio e fui tomando homeopatia cloreto de magnésio mais canela de velho. Faz quase dois anos que. Graças a Deus, não sinto mais nada, me considero curada. Continuo com a homeopatia como prevenção, pois ninguém merece o sofrimento q este custo causa.

      Excluir
    6. Tenho esse cisto ja faz dois anos que estou afastada do trabalho não consigo nem ficar em PÉ direito ando dois quarteirões e fico de cama não sei o q fazer dor dormência e formigamento meu neurocirurgiao não quer mim operar pois tenho 100/ de chance se ficar de cadeira de rodas

      Excluir
  3. oi sou rosana descobri que tenho cisto tarlov faz 4 meses estava com a cirurgia marcada fui pro hospital fazer a cirurgia meu medico nao quis fazer porque no cisto nao mexe agora vou começar um tratamento com remedios sao gabapentina celebra.mais ainda nao quero tomar sao remedios forte e muitos caros.o cisto esta em cima da espinha sacral do lado esquerdo e sao 6 tumores.e sofro muito com muitas dores o que vc acha devo tomar esses remedios ou nao bjs fique com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou mércia descobri que tinha o cisto de tarlov
      3 anos ja tomei pra mim foi mesmo que água,tive dor abdominais nausea,fiquei em cima da cama dopada sem dormi o corpo tremo,voltei a tomar oque eu ja tomava o amitriptilina eu tomo desde que fiz cirurgia da coluna cervical coloquei uma placa com pinos,sinto muita dores tenho também fibromialgia,um turmo na meninge eu durmo e mim acordo com dor o meu neurocirurgião mim falou que eu tenho que aprender viver com a dor, quando a dor esta muito forte vou na urgência tomo tramal e morfina e assim vou vivendo,não posso fazer exercício físico,quando faço fisioterapia fico toda inchada,pra não estra em desespero nem depressão,não posso exercer minha profissão sou tec de enfermagem e instrumentadora, vou levado a vida com muita fe em Deus sabe porque ainda tem gente nos hospitais pior,eu ja fiz vinte cirurgia e ainda tenho três pra fazer,gente sabe de que eu tenho medo de fica em cima da cama para depender de alguém.

      Excluir
    2. Oi Mércia Silva Santana, também estou na luta a quase 4 anos contra esses cistos de Tarlov.

      E olha ja tomei e tomo esses mesmo medicamentos, agora estou a base de Morfina - Dimorf de 4 em 4h, e junto Paracetamol 750g e Dipirona 1g, e fico o maior tempo dopadissima, e o maior tempo deitada, pois os cistos estão localizados na S1 e S2 da minha coluna lombar, então ficar em pé parada ou sentada por algum tempo me trás forte compressão e dor firte irradiando para os membros inferiores.

      Mais as pouquíssimas horas que estou sem dor, e menos dopada, busco sorrir, me cuidar, maquiar-me ou fazer alguma coisa que me da prazer. Hoje estou aposentada a pouquíssimo tempo, por esse problema de saúde.

      Eu não tenho idade pra aposentar nem por tempo de serviço, e irei continuar lutando por minha recuperação, e voltar a trabalhar e tet minha vida normal.
      Ja passei pir mais de 48 médicos especialistas de varias especialidades... Ortopedistas, Fisiatras, médicos de dor, Neurologistas, Neurocirurgiões, fisioterapeutas de coluna, Neuropsiquiatra, Psicólogos , pois eles acreditam que a maioria dos pacientes com dor crônica tem depressão ou pode ter dor psicológica também.

      Porém os exames de RM confirmaram compressão no membros inferiores e ate ja fiquei 7 meses sem conseguir andar.
      Mais graças à Deus estou andando novamente, apesar de ainda lutar contra essa dor.

      Querida vamos que vamos e embreve venceremos com a graça e misericórdia do senhor Jesus.
      Bjos Lu. Palmas Tocantins.

      Excluir
    3. Tenho 48 anos e a tempo venho lutando com problemas na coluna fui diagnosticada com hérnia de disco e pra surpresa minha fiz uma nova ressonância e apareceu 2 cisto de tarlov de 8mm fico travada qui nem banho não consigo tomar um grande transtorno...trabalho como agente comunitário de saúde e não consigo exercer minha profissão por conta qui ando muito de bicicleta ou a pé tava encostada a quase 2 anos fiz perícia judicial e o perito me reprovou pelo laudo qui me deu é muito complicado mais não consigo exercer mais minha função a qual trabalhei 13 anos

      Excluir
    4. Amiga experimente a homeopatia cloreto de magnésio e canela de velho, não tem contra Indicaçao pq não é alopático. Tenho este cisto e fiquei seis meses desejando a morte porque a dor era insuportavel e os remédios eram diversos na base de morfina e outros. Nada resolvia, fiz bloqueio com corticoides e passei a usar a homeopatia. Faz dois anos que estou ótima, nem parece que um dia passei por dores tão terríveis e intermináveis.

      Excluir
    5. Amiga,vc é do Rio?
      Tenho um cisto de 5cm ninguém resolve meu problema , se vc for do Rio me manda o tel dos seus médicos pf

      Excluir
  4. Olá, meu nome é Carlucia, descobri que estou com cisto de tarlov faz um mês, sinto muitas dores nos pés e queimação, procurei o médico, fiz ressonancia magnética e descobri. não sei o que fazer, já tem um ano que sinto essas dores, só agora que vim a descobrir, os remedios não fazem efeitos.
    será que hidroginástica iria ajudar?

    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Neurocirurgião recomendou pilhastes, pois já faço hidroginástica há mais de 10 anos e não resolveu

      Excluir
  5. Boa noite!
    Atualmente foi diagnosticado um cisto de Tarlov 70x53, S1e S5.
    Venho sentindo muitas dores, dores fortíssimas na região Lombar, pernas, joelhos até os pés.
    Muitas vezes não consigo caminhar, fico com as pernas paralisadas, tento disfarçar, mas esta sendo muito difícil ter um controle... mesmo porque as dores estão cada vez mais forte. Tenho muito medo de não poder mais caminhar, pois adoro!
    Preciso muito saber se esse diagnostico é tão sério assim?

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Rosana, há 02 meses descobri o cisto de tarlov de 7cm na região sacral, e com base na pouca pesquisa sobre o assunto e nas fortes dores que me incomodam diariamente, optei por operar.Já fazem 10 dias q estou em recuperação, não sinto dores na cirurgia(devido a forte medicação, o problema são as dores de estomago, falta sono e a dificuldade de evacuar(que é a pior de todas. Espero ter feito a coisa certa e ficar sem dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, onde fez sua cirurgia e com. Qual médico? Como se sente hoje no pós cirurgia? Grato!

      Excluir
  7. Hoje foi diagnosticado através da RM, Cisto de Tarlov, sinto dores aguda na região sacro-iliaca com reflexo para a perna direita. Ha +- 1 mês não durmo quase nada pela intensa dor.Mas o que me ajuda é permanecer na paz e viver cada momento presente como único na minha vida. Estou oferecendo cada momento pelas pessoas que mais precisam de ajuda.....! Ainda vou ao neurologista e vamos ver.....fui medicada com Lyrica pelo ortopedista traumatologista para amenizar as dores. Estou nas mãos do Pai então não tenho por que me preocupar...! Ele tudo sabe. Coragem para todos nó por que tudo passa na vida só o amor permanece.

    ResponderExcluir
  8. Sueli Pariz 18 de novembro de 2013

    Há um ano fui diagnosticada com cisto de tarlov, além das dores estou sentindo que estou travando.,Meu reumatologista não recomendou a cirurgia,mesmo assim procurei vários médicos,aqui em Mato Grosso do Sul,e nenhum quis fazer.Pesquisando descobri outros sintomas que tenho e não sabia o porquê deles tais como:problemas para esvaziar a bexiga, visão turva.Quando saio às ruas tenho que me apoiar em alguém para atravessar.Tomo um medicamento chamado Vimovo, para dor.e conto com a ajuda de Deus para suportar tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou do ms, dourados...soraya madeira de freitas fone 9979-0657, cistos entre a s2 e s3, morrendo de dor, acupuntura esta me ajudando, imensa melhora apos a 3 sessao

      Excluir
  9. oi, meu nome é juliana, tenho 29 anos,e eu acabei de receber o resultado da minha ressonância magnética e fiquei muito assustada com o laudo q diz: pequena imagem ovalada, hiperintensa em T2, adjacente a raiz neural descendente de S1 à esquerda (CISTO PERINEURAL DE TARLOV) mas me senti bem melhor depois de ler esses comentários, amanhã mesmo vou procurar um médico pra ver qual a minha real situação.

    ResponderExcluir
  10. oi, tenho 47 anos, descobri que tenho o cisto de tarlov já faz 7 anos através da RM. meu médico disse que não é aconselhável a cirurgia porque não tem cura. Para amenizar as dores tomo GABAPENTINA E CODÉINA manipulados. Graças a Deus não sinto dores nas pernas, só na região lombar. Meu maior drama é que não posso ficar sentada meia hora seguida, morro de dores.

    ResponderExcluir
  11. Tenho cisto de tarlov e sinto muita dor nas pernas e pés, tem dia que não aguento andar de tanta dor. Levei o resultado da tomografia computadorizada pro médico e ele não deu importancia, pois tenho também hérnia de disco, nódulos de schmorl e outros, não sei o que fazer, ele passou fisioterapia e uma injeção que custa R$ 100,00 e devo tomar todos os meses para passar a dor. Tenho sofrido muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo procure outro médico não somos obrigados a sentir dor

      Excluir
    2. Meu amigo procure outro médico não somos obrigados a sentir dor

      Excluir
    3. Tente homeopatia, que foi o que curou. Tenho este custo q é inoperável e as dores são terríveis, já sofri muito e hoje estou curada graças a Deus. Homeopatia: cloreto de magnesio compra na farmácia homeopática custa 7,00 reais o sachê . Dissolva num litro e água e tome uma xícara de café três vezes ao dia. Tome tbm canela de velho. Se vc conhece a planta faça chá com as folhas ou compre o líquido na farmácia homeopática. Tome vinte gotas com um pouco de agua. Vc terá uma resposta em menos de 15 dias.

      Excluir
    4. Fui diagnosticada semana passada, mas tomava cloreto de magnésio sem ver se tinha que suplementar. Então... Fui parar no hospital por arritmia por conta do cloreto de magnésio. Por favor façam exames antes para ver se precisam de suplementos. Um abraço

      Excluir
  12. Venho sentindo dores na região lombar as meses.
    Agora surgiu uma espécie de furúnculo na região sacra que tem provocado várias dores. Fui a um pronto socorro onde o médico desconfiou de cisto de tarlov. Me passou uma medicação que consiste em antibióticos, antiinflamatório e analgésico pra maquiar a dor. Qual especialista eu posso procurar pra saber o diagnóstico exato caso seja realmente este cisto?

    ResponderExcluir
  13. Fiz a cirurgia em junho 2013, fiquei com a perna direita dormente, apenas o dedão não é dormente. Voltei ao trabalho em setembro, porém quando foi em 30.01.14, precisei me afastar do trabalho novamente, tenho que fazer fisioterapias e tomar remédios para dor e para desinflamar o nervo e a cicatriz que não sarou por dentro. Se não for abrir a cirurgia da coluna terei que fazer a redução da mama, para diminuir a pressão. Só aguento ficar deitada ou de pé. Muito difícil minha situação, acho que eu não deveria ter feito essa cirurgia, mas poderia perder o movimento das pernas a qualquer momento. Espero que isso passe, pois não aguento de tantos remédios e cirurgia sem um bom resultado.

    ResponderExcluir
  14. Olá! eu descobri que tenho Cisto de Tarlov vai para uns 8 anos. Fiz imensos exames e nunca encontravam nada ate chegara ressonancia. Aquilo que eu sinto é um pouco como od escrito em cima mas... pior... houve alturas que não sentia as pernas sequer. quase todos os dias tenho dores no final das costas, e asensaçao é estar sentada sempre em cima de um bico de metal. os meus pés doem muito, e fico muito cansada quando passo horas a fio a pé, saltos altos fora de questão entre outras dores. aprendi a viver assim, pois no meu caso a operaçao é impossivel e a medicaçao dava me muito sono e não fazia efeito nenhum. sinto que nestes 8 anos piorei bastante... esta mais que na hora de fazer novamente o exame e ver se já há algo a fazer!

    ResponderExcluir
  15. bom dia fiz uma resanancia diagnosticada gostaria q me ajudasse tenho 1 cisto de tarlov q esta na t6 e t7 e medindo 06 cm e que ele pode causar pq perdir a fala e quase nao ando meu braço tbm perna esquerda perderam a força to fazendo fisoterapia e massagem serar q vai me ajudar melhorar e sinto muitas dores deste ja agradeço ha e aindo nao fui ao medico pra ver a resanancia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homeopatia: cloreto de magnésio um sachê dissolvido num litro de água, tomar uma xícara três vezes ao dia e tbm use a canela de velho que tbm é homeopatia vinte gotas num pouco de água três vezes ao dia. Reduzir a dose qdo começar a sumir a dor. Boa sorte!

      Excluir
  16. esquecir meu joana_gta2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Acabo de pegar a RM e o CISTO DE TARLOV está diagnosticado. Tem 0,5 cm em S2 e S3, tenho 77 anos e a dor nas costas, há 8 anos...era a idade chegando: " a idade do CONDOR", mesmo tendo sido seguida por ortopedista que fez raios X. O aconslhamento foi praticar Pilates e tomar analgésico quando a dor fosse muito grande.
    Pela minha formação profissional sei que nem cogitarei cirurgia, de cisto. Pq ele se formou? Já li as causas...Impossível identificá-la

    ResponderExcluir
  18. o meu problema com o cisto começou depois de uma queda, ou seja, foi um trauma na região do coccix, , eu não podia ficar sentada, e de vez em quando sentia dores muito fortes no reto, mas passavam depois e 5 minutos mais ou menos, o mais impressionante nisto tudo, é que não é caso de ortopedia e sim de neurologia, , os ortopedistas nem sabem o que é este problema, resumindo, fui parar num neurologista, especialisa em dor da USP, que foi o que me diagnosticou!!!!, graças a Deus estava em um estágio inicial, mas o principal sintoma foi depressão, e dor de cabeça ao levantar, então tomei antidepressivos durante algum tempo, e o cisto regrediu totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Izilda que bom que seu cisto desapareceu. Como vc esta hj??? Qual foi o medico??
      Obrigada Gis

      Excluir
    2. Oi querida, sinto pela demora em responder, mas somente hoje entrei na página, nem lembrava mais que tinha comentado anteriormente!!! Infelizmente meu cisto voltou a dar o ar da graça!!! Depois que tratei da primeira vez, fiquei bem, só não podia passar muitas horas sentada, como em viagens longas de carro põe ex. Mas nós últimos meses, a dor voltou constante, fiz uma ressonância e hoje peguei o resultado, e infelizmente os cistos estão inflamados novamente, meu cocys está bem fino por conta deles, o que faz com que doa mais, a minha dor ee na região do reto e anus.d a primeira vez tratei com neurologista e antidepressivos, mas desta vez estou com um excelente ortopedista, que me passou medicamentos por 30 dias, e proibiu qualquer atividade física por enquanto.eu estava fazendo ginástica, caminhadas, e até correndo!!!não sei se foi isso que provocou a inflamação novamente!!!vamos ver o que acontece durante este mês!! Graças a Deus eu não fico travada!! Mas é uma dorconstante!!! Mandei manipular meu remédio, pego só daqui 2 dias, tomei um medicamento pra dor que eu tenho em casa, mas até agora não fez efeito, estou deitada pra aliviar a pressão no quadril, nas está doendo bastante!!! O médico falou que não tem solução!!! Ou seja, segundo ele, não há o que fazer!! A não ser tomar antiinflamatório!!!.vou tentar este mês. Se não resolver, vou em um neurologista, e tomar fluoxetina, que foi o que resolveu da primeira vez que fiquei mal.o primeiro médico que me tratou da outra vez foi o Dr.Artur Ungaretti, especialista em dor da USP, mas infelizmente, não tenho mais convênio com ele, e perdi completamente o contato!! Talvez procurando na internet!!!

      Excluir
  19. Há quase 1 ano sinto dor na coluna fui em alguns médicos e nada até q passei com clinico ele pediu um tomografia onde acusou um cisto sacral,ele me encaminhou pro ortopedista ele me pediu uma ressonância magnética ainda não pequei o resultado pra sabe ao certo,sinto dores na perna mais muito pouco e ultimamente sinto muitas dores na coluna,estava muito preocupada mais depois q encontrei esse blog lendo relatos fiquei mais sossegada acho q tenho esse Cisto de Tarlov o medico me passou Tandrilax mais até agora não senti nenhum resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer alongamento e caminhadas têm me ajudado a suportar as queimações que sinto, além das pernas que às vezes travam...espero que lhe ajudem também..

      Excluir
  20. Olá meu nome é Adriana, tenho vários cistos, sinto muita dor no pé esquerdo, no ciatico, dor no cotovelo direito além de estar perdendo a força, dor nas costas o tempo todo, ao ponto de travar para andar. Descobri a poucos dias dos cistos ....não sei mais o q fazer...

    ResponderExcluir
  21. Eu preciso de minhas pernas para trabalhar e descobri, há dois anos, que tenho vários cistos de Tarlov. Recentemente tive uma crise que não conseguia andar (tinha que levantar com as mãos a perna esquerda), mas passou. Não tomo remédios e me forço a andar sempre, além de ter mais cuidado ao sentar.
    Desejo a todos os irmãos que sofrem com essa anomalia paz e sucesso no que quer que decidam fazer de tratamento.

    ResponderExcluir
  22. Sou artrodesada, 4 parafusos entre L5-S1. Tive fistula liquorica pós cirurgica, e agora fiz ressonância e deu cisto de Tarlov de 1,4cm. Estou sem saber Oq fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Se ele não provoca dor, não se preocupe. Aliás, ele é bem pequeno creio que deve se concentrar no outros problemas de saúde. Fique calma e tranquila e tente manter sua rotina normal.

      Excluir
    2. Boa tarde,
      Se ele não provoca dor, não se preocupe. Aliás, ele é bem pequeno creio que deve se concentrar no outros problemas de saúde. Fique calma e tranquila e tente manter sua rotina normal.

      Excluir
  23. Maria EVANILCE vieira10 de maio de 2016 às 12:11

    Eu tenho o cisto perineural sinto muitas dores tem abaulamento nas hérnias l3l4l5s1 e também desidratação nas mesmas dores num fêmur cos quadris e ainda tenho roputura nos dois joelhos água e muitas dores no pescoço e para apiora meus braços até pentear os cabelos os braços ficam cansados e o pior não remédio que sirva

    ResponderExcluir
  24. Maria EVANILCE vieira10 de maio de 2016 às 12:17

    Eu tenho o cisto perineural sinto muitas dores tem abaulamento nas hérnias l3l4l5s1 e também desidratação nas mesmas dores num fêmur cos quadris e ainda tenho roputura nos dois joelhos água e muitas dores no pescoço e para apiora meus braços até pentear os cabelos os braços ficam cansados e o pior não remédio que sirva

    ResponderExcluir
  25. Oi, boa tarde...
    Bom, tenho uma amiga que apresenta muitas dores nas costas e na cabeça, apos ir ao ortopedista, o mesmo solicitou a realização de uma ressonância magnética, a mesma, no laudo do exame é descrito a presença de "Cistos de Tarlov no sacro medindo cerca de 9,7 mm"e "Hemangioma do corpo vertebral de S3" tendo como conclusão "alterações degenerativas da coluna lombar, com as características acima descritas."

    Mesmo com essas palavras no exame, o medico se limitou a dizer que ela com um cansaço muscular e lhe passou fisioterapia e natação.

    Eu não me convenci com esse diagnostico então estou pesquisando sobre o assunto e tentando entender como essa doença funciona e se realmente a fisioterapia é benéfica para esse caso.
    Amanha iremos procurar a opinião de outro medico, mas gostaria de saber o que vocês acham sobre essa situação.

    Obrigado pela manutenção deste blog, ele possui muitas informações de grande utilidade. Em minhas pesquisas e nos depoimento que encontrei aqui, percebi que o quão difícil é essa doença, então desejo muita sabedoria, paciência e fé para passarem por isso.
    Desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Olha pelo que vi a respeito do tamanho é pequeno. E creio que a fisioterapia irá ajudar com certeza. Não precisa ficar preocupada pois fará muito efeito quando realizada corretamente.
      Boa sorte a vocês.

      Excluir
  26. Bom dia à tds.
    Meu nome é Angelita, e ontem minha filha de 12 anos foi diagnosticada com cisto de tarlov em S1,S2. Ainda não levei ao médico, mas estou muito preocupada.
    Ela tem dores no cóccix ao sentar, dores nas pernas, dores de cabeça,dores abdominais.
    À levarei hj ao médico. Os mantenho informados.
    Peço orações.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Infelizmente você não deixou seu contato para resposta.Ou seja, sem email não tem como responder.
      Mas, estou torcendo pela melhora de sua filha.

      Excluir
  27. Não o neurocirurgia disse que o meu era muito pequeno não me preocupasse não ia me prejudicar a dores que eu tenho é da hernia de disco lombar e cervical o o meu cisto e pequenos obrigado

    ResponderExcluir
  28. Olá! Minha mãe sofre muito devido esses cistos de Tarlov. Gostaria de saber se alguém já aposentou por isso? Pois ela é servidora e está definhando devido ao trabalho. Não temos recursos pra pagar um bom advogado. Meu e- Mail é fabiannamoreira.gdf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fabiana, tenho o mesmo problema da sua mãe e sou servidora, sua conseguiu se aposentar? Estou pensando em entrar com esse recurso. Meu email é: requenha38@ hotmail.com Obrigada

      Excluir
    2. Oi fabiana, meu nome é Diva, tenho o mesmo problema da sua mãe e sou servidora, sua conseguiu se aposentar? Estou pensando em entrar com esse recurso. Meu email é: requenha38@ hotmail.com Obrigada

      Excluir
    3. Pessoal eu tenho esse mesmo problema, sou servidora Municipal e conseguir mesmo sem querer aposentar com 41 anos a 4 meses nesse ano de 2017.

      Mais estou lutando pra me curar. Pra suspender essa aposentadoria tenho ate 4 anos e meio pra conseguir se não fico aposentada definitivamente.

      Para conseguir a aposentadoria tem que ter alguns laudos médicos confirmando a patologia e a situação atual.
      Copias das receitas dos medicamentos fortes,
      Copias e avaliação dos procedimentos realizafos ( tipo confirmando que não teve sucesso e o quadro continua, ou se houve piora.

      Todos as copias e originais de laudo médicos e exames.

      Bjos Lu Cavalcante Palmas Tocantins

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Olá bom dia! Faço ballet desde criança e alongamento a 7 anos, de 1 ano pra cá venho sentindo dores na região lombar que relacionei a um determinado exercício que fazia (dobrar a coluna para trás); também sinto uma sensação esquisita na perna esquerda que tinha a impressão de ser um problema de circulação. Bem, para poder voltar a fazer os exercícios normalmente fui ao ortopedista que pediu a ressonância da região lombo-sacra. Foi detectado então o cisto de Tarlov medindo 6,2 x 2,6 x 2,2 cm, ainda não voltei ao médico, a consulta será daqui a 3 dias.
    Primeiramente gostaria de saber se este é um caso de ortopedia ou de neurologia...
    Faz uns 25 anos (na adolescência) caí e bati o cóccix com muita força na ponta de uma escada, na época tomei anti-inflamatórios e fiz compressas quentes, será que este cisto tem alguma relação com esta queda?
    Me assustei um pouco com os relatos de muitas dores muitas vezes impedindo de andar, será esse cisto pode crescer ainda mais com o tempo?
    Atualmente as dores são leves, mas tenho medo que piore e que o médico mande parar de dançar, e ainda que a dor fique cada vez pior.
    Aproveito para elogiar a iniciativa do blog que é fantástica, já que são poucas as informações a respeito. um abraço, Daniela

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Myla. Tenho cisto de Tarlov, sinto muitas dores nas costas, braços, pés e pernas. Tenho também fraqueza e dificuldade para andar. Já fui em 2 médicos e eles disseram que este cisto não causa estes sintomas. Fico confusa, triste e sem entender o que tenho. Cuido da minha mãe que tem alzheimer e pego peso ajudando-a levantar e deitar. Será que é o peso. Favor
    compartilhar suas experiências comigo e também quem se interessar, as informações serão bem vindas. Obrigada e um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  32. Sobre o texto acima, meu nome é Lina.

    ResponderExcluir
  33. Me esqueci de disser que tenho fibromialgia também. E ultimamente estou deprimida, choro muito, sem motivos. Realmente estou precisando de ajuda.

    ResponderExcluir
  34. Fui diagnosticada há 3 anos e fiz uma longa procura por ajuda médica, tomar gabapentina 900 mg de nada adianta. Sinto cada dia mais dor e sintomas que muitos neurologistas não sabem definir se de fato é o cisto, um chegou a me dizer que cisto não dói, acredito que ele até esteja certo, o que dói então? Estou cada dia mais cansada, perdendo a vontade de ir em frente, dor falta de sensibilidade nos pés e mãos, enxaqueca quase que diariamente e olhos turvos. não vi muitos relatos sobre enxaqueca e ovisão turva, acredito que esse bichinho faça em cada um de nós um estrago diferente... desabafo, não mais que isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a Lina. Você não escreveu seu nome, mas eu também estou chegando a esta conclusão:o cisto de Tarlov causa estrago diferente em cada um. E parece que os médicos pouco sabem sobre ele. Sinto muita dor também e três médicos disseram que não é por causa do cisto. Isso nos desanima e nos deixa confusa. Mas é muito importante esse contato nosso, troca de dores, experiências...um dando força para o outro. Não desanime e força em Deus. Pena que ninguém mais respondeu e nem a minha mensagem acima.Um abraço.

      Excluir
    2. Entendo perfeitamente o que está falando Lina, muitas vezes me sinto isolada do mundo, parece que por ser algo que ninguém compreende e que tem esse nome "cisto", muitos acham que não é nada,cisto é algo que se drena e pronto. Os médicos pouco sabem e pouco tem interesse em saber, já enviei um dossiê com informações que coletei ao longo desses 3 anos e nunca ninguém me respondeu. Então vou indo tentando encontrar soluções para ficar de pé em todos os sentidos. Sinto que as crises vem em ondas, cíclícas, e acredito que tenha a ver com oscilações hormonais, mas quem vai me ouvir? Por isso, vou em frente procurando informações e sabe, muitas vezes penso que se fosse um câncer, teríamos ao menos o mesmo tratamento: cuidados, preocupações e até compaixão, mas tenho fé e espero que vc. também tenha. se quiser deixe seu contato que podemos falar mais. e muito obrigada por ter dado atenção a minha mensagem.
      Beijo.

      Excluir
    3. Sim. Eu também me sinto assim. Parece que a gente tem que descobrir os sintomas sozinha. Ontem mesmo fui em outro médico e ele me disse a mesma coisa: o cisto não causa isso tudo... ando desanimada já.
      Você estava em dúvida sobre visão turva e dores de cabeça. Já vi aqui na net alguém falar que tem esses sintomas também. Eu tenho dores de cabeça, visão turva não. É o que falamos: cada um sente vários sintomas. Fique firme e conte sempre comigo. Beijo.

      Excluir
    4. Lina,
      Como está?
      Espero que esteja bem.
      Em plena crise, fico pensando nas pessoas que estão na mesma situação e como estão lidando com tudo isso.
      Fique bem.

      Excluir
    5. Olá querida! Recém descobri que tenho um cisto de tarlov na s2 de 2,4 cm. Ainda viu levar ao médico para saber o que é. Estou triste e com vontade de chorar, mas ao mesmo tempo um pouco aliviada pq faz muito tempo que ando atrás de resposta para minhas dores mas não encontro. E me parece que minha vida se resume a reclamar de dor, sendo que eu tenho apenas 30 anos!

      Excluir
  35. Bom dia a todos!
    Bem, meu caso virou conhecido mundialmente por que consegui controlar as dores e viver uma vida próximo do normal. Sempre dou dicas para que todas tentem o alongamento e fortalecimento. Mas, sei bem que na fase crítica é difícil fazer qualquer coisa. Desejo a todas boa sorte e que tenham força e determinação para lutar sempre.

    ResponderExcluir
  36. Sim, estou melhor. Me esqueci de perguntar seu nome para nos comunicarmos sempre. Espero que vc melhore. Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal, meu nome é Shirley!!!
    Sinto bastantes dores na lombar há muitos anos, desde o inicio das dores fui ao medico, o qual me diagnosticou com escoliose. Dede então venho fazendo pilates, RPG, etc. para tratar a escoliose.
    Porem as dores continuam, as vezes somem e outras voltam com muita intensidade. Por fim decidi consultar outro médico, um especialista em quadril, uma vez que minha dores são mais na parte da lombar. A principio ele pediu radiografia e em seguida uma ressonância, na qual foi diagnosticado um pequeno cisto de Tarlov de 09mm.
    Como sua especialidade é quadril pediu que eu consultasse outro médico especialista em coluna, porem me disse que não preciso me preocupar com esse tal cisto, pois é normal. ... disse ser apenas um acumulo de liquido no final da coluna.
    Pela experiência de vocês, será que minhas dores estão relacionadas com o cisto mesmo ele sendo tão pequeno?
    Sinto dor na região da lombar, às vezes quase não mexo a perna esquerda. Também sinto uma terrível sensação de queimação no cóccix quando fico muito sentada ou deitada. Também tenho dores constantes no calcanhar ...
    Até mais, obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Oi,me chamo Ana estou com dores terríveis fui diagnosticada com custo na s2 é muita dor na coluna e queimação nas pernas e pés vou passar com neuro cirurgião agora este mês vou ver se opera ...O que vcs acham quem já operou aí me ajuda me dá uma dica

    ResponderExcluir
  39. Gente tenho 3 cisto entre s2 s3 S4 1. 6, 2. 4, 3, 9 alguém ja operou Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa noite.meu nome e joao a 10 anos vivi com esse cisto muitas dores e desconforto.fiz a cirurgia em agosto do ano passado fiquei quase dois messes internado no hospita,vim pra casa na viagem inchou um pouco tomei mais antibiotico durante 15 dias fiquei bom sumiu todas as dores.dor de cabeça,dor nas pernas,visao turva e doendo.mais logo a cirurgia inchou novamente logo os antibioticos nao faz mais efeito hoje vivo deitado a seis messes onde levanto somente pra ir ao banheiro.e ir pra o medico e pericia no inss que sao meus piores pezadelo,amanha eu irei fazer mais duas recionancias para ver qual o problema.so sei que hoje estou com uma ferifda de uns 50mm que nao sara e metade da cirurgia inchda.Digo a vcs hoje a cirurgia desdeque corra tudo bem resolve.porque a minha teve algumas complicaçoes. Desejo a vcs muita saude e sucesso para infrentar esse obstacolo q e um verdadeiro espinho na carne.para mais informaçoes mel email e joao34_de_jesus@outlook.com

      Excluir
    2. Cloreto de magnésio, investigue essa homeopatia para seu caso

      Excluir
  40. Tenho um cisto no femur esquerdo e tbm um cisto de tarlov,causam muitas dores tanto no quadril de uma forma geral,qto tbm na altura do femur esquerdo com as nádegas, antes disso fiz uma cirurgia de hérnia de disco, imaginei q as dores fossem passar após a cirurgia, mas nos exames de ressonancia constou os cistos, sinto muito desconforto q são dores e queimações, qquer dica eu aceito, obg.

    ResponderExcluir
  41. Só reforçando ainda q no quadril tbm constou q tenho bursite e tendinite, durante o sono tenho q mudar constantemente de posição por conta das dores e queimações

    ResponderExcluir
  42. Oi, meu nome é Diva. Descobri hoje q estou com cisto de tarlov com 1,0cm localizado no forame sacral entre S2- S2 a direita a algum.tempo percebi q toda vez q tinha dores no nervo ciático tb me atacava dor ao urinar e depois começou a doer a coluna irradiando para o quadril principalmente qdo fico algum tempo sentada procurei um ortopedista e peguei agora o resultado da ressonância, estou bastante assustada e sem.saber o q fazer. Tem algum tratamento natural q ajuda?

    ResponderExcluir
  43. Olá! Meu nome é Marcia. Tenho cisto de tarlov. Depois de 5 anos de muito sofrimento consegui um anjo médico q encontrou meu problema. Fiz drenagem de 6ml do cisto. Ainda estou me recuperando pois tenho so 2 dias do procedimento. Vai passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, espero que esteja bem depois da drenagem. Fico torcendo p que algum procedimento q se faça p esse cisto, possa melhorar, pq saber que deu certo p alguém, é uma alegria, ja que essa patologia é rar e tão complicada!
      Deus abençoe a sua recuperação e dê notícias.

      Excluir
  44. Olá meu nome é Lucia Regina, eu descobri há um ano que tenho um cisto de tarlov na coluna lombar sacra, nos últimos anos tenho contido forte dores nas contas na região das penas e na pélvica, somente agora que médico outorpedista descobriu, hoje tenho 41 anos mais desde dos meus 19 anos que sinto essa dor na costa e nas penas eu pensava que era meus ovários que estava doendo, mais os ginecologista sempre me dizia você não tem nada nos ovários, sempre tiver muito desconforto na hora do ato sexual, mais graças há Deus descobri, pelo lado fui bom hoje eu sei que eu tenho, mais pelo outro lado estou muito triste ficando depressiva, não gosto mais de sair de casa, não uso mais salto alto, minha vida sexual mudou muito. Sinto forte dores nas costas e penas e região pélvica. Não consigo nem mesmo compartilhar meu sofrimento com meus filhos. Eu choro muito de tristeza e dor , por ter uma doença que ainda não tem um tratamento pra acabar com isso de vez. O que mais me deixa triate que nem mesmo um auxílio doenca e concedido pra nós,só pelo.falto do perito nós ver sem nenhum defeito físico, faz a conclusão temos capacidades pra executa as nossas atividades laborais normal. Só que tem essa doença saber sofrimento e as dores que você passa. Minha vida mudou, não mais a mesma de antes.

    Att.
    Lucia Regina Pereira dos Santos
    Estado Para

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia Regina, olá flor, meu nome é Luzirene mais me chamam de Lu.

      Compartilho essa dor e tristeza.

      Venho lutando contra esses cistos de Tarlov a quase 4 anos, e olha é desse jeitinho o tratamento por esses especialistas, se baseam em estudos de milhares de anos atrás. Sendo que os processos evoluem sabemos disse, mais é essa fala de todos especialistas,Neurocirurgiões, Neurologistas ,Ortopedista, Fisiatras e demais, ja estou com mais de 48 especialistas e ouvir quase a mesma respostas. Esses cistos não causam dor, eles são ""assintomáticos""
      Deus que me perdoe mais podia nascer um desses cistos de Tarlov no mesmo lugar em cada um desses especialistas, quem sabe assim se interessariam por mais estudos e análises desses cistos.

      Sinto muiiiiitaaaa dor fortíssimas e vivo através de Morfina, e outrad drogas fortíssima, vivo com muita náuseas e muito dopada.

      Mais não desisto não vou continuar lutando por curar ou uma vida sem dor e sem medicamentos.

      Força amores, sorriam quando essa dor dê um pouco de tempo estável.
      Ouça um bom hino, ou uma noa música, se gostar faça uma auto maquiagem e olhe no espelho e se ame, tudo dará certo Jesus está conosco.

      Bjos a todos cistolavienses.kk bjim
      Lu Cavalcante Palmas Tocantins

      Excluir
  45. Olá, me chamo Marcelo Marchi de Oliveira, descobri hoje que estou com cisto de Tarlov, sinto muitas dores no coccix, formigamento, dor na perna esquerda e muscular...
    Trabalho como motorista de van escolar, e isso piora muito... O médico me disse que tenho que tratar com medicamentos e cirurgia no momento não é recomendável...
    Mandei fazer os medicamentos que ficam prontos quinta 27/07/2017...
    Vamos ver como meu organismo vai reagir, vou tambem praticar caminhadas regulares e alongamentos.....
    conforme o tempo for passando, vou postando aqui como está o andamento da minha saúde...
    Att.
    Marcelo Marchi - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri do mesmo mal aqui relatados medicamentos fortíssimos tbm aqui comentados. Por seis meses fiquei acamada com dores terríveis e o médico dizia ser compressão no nervo ciático. Com a ressonância magnética descobri q era esse cisto de tarlov e q é Inoperável. A dor era ininterrupta e lascinante , impedindo -me de dormir, e movimentar. Não havia posição q eu ficasse com menos dor. Os remédios variados e de tão fortes ja me faziam mal e não aplacavam as dores. Implorei aos médicos pra fazerem bloqueio na coluna na altura das vértebras em q este cisto estava alojado. Eles queriam operar minha coluna alegando hérnia discal, mas fiz mais ressonâncias com outros especialistas e eu não tinha hérnia, a dor era do cisto q comprimia os nervos e causava dor. O certo seria esvaziar o líquido deste cisto q era muito grande, mas eles achavam perigoso e não queriam correr o risco. Implorei e paguei particular ao neurocirurgiao que me fez o bloqueio ( q não levou 20 minutos) mas q não me garantiu o resultado q eu esperava. Pessoal , mas deu resultado. Nem eu acreditava que estava sem dor, depois de tanto sofrimento. Alertaram q este bloqueio não é definitivo e q pode voltar a dor, mas só o fato de estar bem valeu o bloqueio. Apenas fiquei, como sequela, uma leve dormência no dedo médio do pé direito no lado onde havia o cisto. Então eu optei, na sequência, me tratar com homeopatia como reforço pra continuar bem. Tomo canela de velho e cloreto de magnésio e estou ótima, graças a Deus, inclusive com isso me desentoxiquei dos excessivos remédios q me submeti durante os seis meses nas dores. Continuo com a homeopatia é não vou parar nunca, pois só quem passou por isso sabe do que estou falando. Que eu possa ter sido útil com meu depoimento. Já estou há um ano feliz e sem dores, levando uma vida normal. Fiquem com Deus!

      Excluir
    2. Volto aqui pra reafirmar que estou ótima, não tenho mais dores há dois anos. Continuo com a homeopatia cloreto de magnésio e canela de velho. Não tem contra Indicaçao pode tomar tranquilo. Qto só cirurgião que fez o bloqueio inicial ao tratamento homeopático foi o neuro cirurgião dr Marcelo da Unimed. O procedimento é simples e conheço pessoas que fizeram tbm com ortopedista. Se informem pq o cisto é inoperável pq corre o risco de acertar o nervo em a ele está alojado. Boa sorte a todos.

      Excluir
    3. Boa noite. Gostaria de saber em qual homeopata a senhora foi, eu sou de Ribeirão preto/SP. Fiquei muito feliz em ler seu depoimento, espero que esteja bem.

      Excluir
  46. Olá, sou a Teresa Galvão e descobri esta semana que tenho Quisto de Tarlov...Tenho 51 anos e há 5 meses que vivo com dores constantes diárias na perna esquerda, desde o pé até à anca. As dores pioram de noite, tenho alturas em que não tenho posição para dormir. O único consolo é tomar analgésicos e anti-inflamatórios. Mas vou viver o resto da minha vida assim??
    Muita saúde para todos!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Teresa compartilho com vc tbm sofro com dores na perna esquerda mais na região do quadril e coxa. Durante o dia depois de vários alongamentos passo bem. A noite acordo com dores na perna esquerda preciso alongar o músculo pra amenizar a dor. Meu ortopedista me indicou fazer RPG ainda não iniciei. Rosangela Carvalho do RJ

      Excluir
  47. Tenho cisto de Tarlov na T5 e S1 de 5cm e os médicos dizem ser assintomático e lendo esta página percebo que tem pessoas que sofrem dores constantes como eu que não posso ficar sentada por mais de 1 hora ou em pé por 2 minutos gostaria de ter informações pois dizem que se não tivermos amortecimento na pelve , o cisto não causa dor algum médico já disse que o cisco causa dor? Tem um médico urologista que disse que causa inclusive incontinência urinária que é o meu caso e que causa dor mas vários neurocirurgiões disseram que não , em quem devo acreditar? meu email zutodor@uol.com.br

    ResponderExcluir
  48. Descobri por acidente em uma ressonância magnética para endometriose que tenho cisto de tarlov na s2 e s4. As dores na lombar estão incapacitantes. Vou deixar meu contato para vc me contatar por email....pra me ajudar, me dar uma luz pq não sei o que fazer para as dores diminuírem. mixacellus@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá sou Samantha Koch tenho 32 anos sempre senti dores nas costas e dor ao urinar e tratei como infecção urinária por muito tempo até que num exame de urina apareceu cristais amorfos aí a médica do ps pediu pra mim fazer um ultra som dos rins e vias urinárias mas como fiz numa clínica que confio muito o médico do ultra som dr Mário caporal aqui de tubarão SC colocou como lombalgia e me deu a ideia de procurar um ortopedista então assim o fiz... Quando cheguei travada e ruim ele me mandou fazer uma ressonância magnética e um raio x e 5 dias depois veio o resultado estou com cistos peneurais na coluna na l2 l3 l4 e l5 descente a s1 a direita... meu chão caiu... hj sinto muitas dores já fui internada para ver se remédios na veia aliviavam... tomo tramal e pregabalina junto com meus anti depressivos... queria tanto arrancar esse cisto que causa tanta dor tenho duas filhas pequenas para criar... estou sem chão sem teto não sei qual a melhor conduta a tomar... se compro uma bengala ou uma cadeira de rodas estou com problemas para evacuar não consigo há dez dias... por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  50. Ainda nao diagnosticada tenho sentido tudo isso a cerca de 4 meses doi ficar sentada.....em pé....e doi tbm deitada sinto fisgadas na região genital... Tem dias que doi a barriga....perna... Virilha.sou cabeleireira e esta ficando cada vez mais difícil....estou muito assustada.....tomei algumas injeçoes....e tbm tomei varios anti-inflamatorios e enquanto os tomo sinto melhora fico sem dor mais é parar e a dor volta....tudo começou com incontinencia urinaria...e agora viersm as dores.....tenho dor ao ter relações sexuais....estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  51. Ola boa tarde tenho esse cisto se 2 cm sinto dor no cóccix pra urina pra evacuar..queimacao no perineo gostaria de saber quen ja operou?e coml foi?

    ResponderExcluir
  52. Olá pessoal, lendo os comentários a respeito desse cisto, vejo o quanto há a falta de conhecimento dos médicos em relação a essa doença, que consideram assintomática e por isso nem uma indicação do que fazer, nem mesmo sabem indicar uma terapia e as medicações são sempre antiflamatórios e essa pregabalina q mexe tanto c o nosso sietems nervoso,com tantos efeitos cokaycolat e não melhora em nada.Descobrí esse cisto em 2016 e de lá p cá,tenho feito de tudo, todas as terapias possíveis e fesde esse tempo não conseguí mais trabalhar, ando muito pouco pq a dor e a fraqueza nas pernas me limitam, apesar de tentar fazer fortalecimento mesmo sentada ou deitada, pq de pé, mal se anda.
    Já tive com os papeis em mãos p fazer cirurgia ,mas desistí, ao ver que causa tantas complicações.Estou fazendo uso do cloreto de magnésio, mas a pouco tempo, espero que eu tenha tão bom resultado quanto vcs que falaram aí nos comentários... A gente fica sem norte diante de uma doença que não se tem noção de como tratar e pior, desespera saber q se vai perdendo as forças, os movimentos restritos e nem esperanças de estudos ou informações que possam ajudar a tanta gente que vive hj com dor esperando em Deus tá melhor amanhã.

    ResponderExcluir
  53. Depois de uma viagem longa de carro começou as dores na coluna apos fazer a RM o neurologista me disse que tenho que operar porque e perigoso e posso ficar paralítica pois é na medula estou muito assustada e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  54. Oi...Tenho dores horríveis no abdômen pelve e nas costas ladp esquerdo faz uns 5 meses!
    Só que peguei o resultado da ressonância e apareceu um cisto torlav no lado direito...hahaha é de rir não entendi nada!
    Temos que procurar qual especialista?

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, descobri depois de 10 anos de sofrimento essa doença.
    Perdi equilíbrio e força.
    Localizados s2 e s3, trabalhava carregando peso e não sabia que tinha.
    Anos antes médico que me operou 2 vzs : retirou meu útero que caiu do nada e em 15 dias operada, deitada caiu o colo de meu útero.
    Operei novamente e em 8 meses mesmo com rede caiu.
    Até hoje estou assim, passei a ter dores do lado direito, reflete nas pernas, meu quadril faz um jogo, como se girasse.
    Desenvolvi também uma hérnia na lombar e artrose em toda cervical e membros superiores e inferiores.
    Gostaria de saber se existe alguma associação.
    Tenho 50 anos e tem 5 meses que descobri.
    Sem reconhecimento e auxílio.
    E-mail ruthpreviati@gmail.com
    Watzap 13 981566113
    Agradeço conhecer outras pessoas e estou disposta a ir atrás de alguma associação.
    Obrigada
    Abraços fraternos 🌼

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida a respeito do assunto. Conte como tem sido seu tratamento, remédios e médicos que tem frequentado. Ajude outras pessoas com dica e conte-ns como tem se sentido.